FMUSP - CLíNICA MéDICA

Sobre o tratamento da anemia ferropriva é correto afirmar que: 

(   )  O tratamento de escolha é a reposição de ferro por via oral, além do tratamento, sempre que possível, da doença de base.

(   )  O composto mais comumente utilizado para reposição de ferro é o sulfato ferroso na dose de 120 a 180 mg de ferro elementar/dia.

(   )  Efeitos colaterais ocorrem em 10 a 20% dos pacientes, sendo os mais comuns a distensão abdominal, a diarreia e a obstipação intestinal.

(   )  A administração do medicamento junto com as refeições diminui o desconforto abdominal, levando à melhor adesão ao tratamento, o que compensa a menor absorção.

(   )  Nos casos de intolerância, pode-se tentar a substituição por medicamentos líquidos, os quais permitem melhor titulação da dose.

(   )  O tratamento visa a normalização da concentração de hemoglobina e a reposição dos estoques de ferro.Dependendo da doença de base, dura em torno de 6 meses. Após a normalização dos níveis de hemoglobina e do VCM, deve-se continuar o tratamento por 3 a 6 meses para reposição dos estoques de ferro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

solucao

V V V V V V