Com base no texto e nos conhecimentos sobre teorias da origem da vida, assinale a alternativa correta.
UEL 2018

Leia o texto a seguir.

A determinação de um ambiente propicio à origem da vida na Terra divide as opiniões dos cientistas. Uns defendem que o surgimento da vida teria ocorrido, por exemplo, na sopa primitiva dos oceanos, em superfícies de minerais de argila, ou então em sistemas hidrotermais, solos, atmosfera, lagos e ilhas vulcânicas. Vale a ressalva de que a presença de determinados compostos químicos em meteoritos aponta ainda uma contrariedade em relação à concepção de que o universo é pobre em matéria orgânica.

(Adaptado de: FERREIRA, S; ALVES, M, I, C; SIMÕES, P. P. Ambientes e Vida na Terra - os primeiros 4.0 Ga. Estudos do Quaternário, 5, APEC, Porto, 2008, p. 99-116.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre teorias da origem da vida, assinale a alternativa correta.

Solução

Para a hipótese autotrófica, com a formação da camada de ozônio na estratosfera, por consequência da presença do gás oxigênio na atmosfera terrestre, os seres vivos, antes restritos aos ambientes aquáticos, passaram a colonizar ambientes de terra firme.


De acordo com a hipótese autotrófica, os primeiros seres vivos eram quimiolitoautotróficos, produziam suas substâncias alimentares a partir da energia de reações químicas. A partir deles, surgiram os seres vivos fermentadores e, em seguida, os fotossintetizantes. A proliferação dos seres fotossintetizantes aumentou significativamente a concentração de oxigênio na atmosfera, propiciando a formação da camada de ozônio (O3), e a vida que se restringia apenas nas águas, com a filtragem da radiação, passou a colonizar o ambiente terrestre.